Pão da Praça - Como antigamente e sem pressas.

Pão da Praça - Como antigamente e sem pressas.

Praca SiteOct 19, '22

O que torna o pão da Praça tão saboroso e especial?

 

É produzido através de métodos como se fazia antigamente, sem pressas.

Em primeiro lugar vem o produto base, a farinha - e como sabem, um dos nossos princípios é divulgar o bom produto português, dessa mesma forma, as farinhas utilizadas influenciam a qualidade do nosso pão, utilizamos farinhas do produtor Paulino Horta, que se destacam das demais, pela moagem ser feita com mós de pedra, que são construídas pelo produtor em conjunto com o seu irmão.

Quando dizemos que o nosso pão é feito sem pressas é porque utilizamos o método de fermentação lenta, que demora pelo menos 24 horas, que em comparação com o método industrial leva apenas 3 horas.

Com este processo e pela utilização de farinhas integrais o nosso pão remete a maiores valores nutricionais.

Outra particularidade é a utilização de massa mãe, que se caracteriza por ser o fermento utilizado para levedar a massa do pão. Trata-se de um fermento natural, na medida em que a fermentação é feita de forma natural, damos tempo, e não intervimos. Esperamos que as leveduras se alimentem dos açúcares presentes naturalmente nas farinhas. 

A crocância é uma textura bastante apreciada pelos comensais, que se caracteriza pela sua complexidade porque tem um tempo mais longo de fermentação. Outro detalhe é a bolha, quando criamos o pão queremos que ele tenha uma boa estrutura - O  glúten é o que nos permite reter o gás durante o processo de fermentação. Quanto maior forem as "bolhas" significa que a massa se expandiu mais e, consequentemente, torna-se mais leve.