BIO • LOCAL • SAZONAL

BIO • LOCAL • SAZONAL

A PraçaJun 12, '20

Por si e pelo ambiente

Tudo o que colocamos no nosso prato tem impacto na nossa saúde e na do planeta.

Ao optar por consumir produtos biológicos, cultivados de forma consciente e sustentável, que respeitam os ciclos da Natureza está a apostar na sua qualidade de vida e na das futuras gerações! Sempre que possível, escolha produtos locais, que não percorram milhares de Km até chegar à mesa.

Optar por alimentos biológicos é a melhor forma de escolher sabor, saúde e sustentabilidade.

A agricultura biológica assegura a produção de alimentos naturais e nutritivos, respeitando a biodiversidade e procurando reduzir o impacto sobre o solo e o meio ambiente. Estes são alguns dos seus princípios:

  • Cultivo em solos férteis sem recurso a herbicidas, pesticidas ou fertilizantes químicos ou organismos geneticamente modificados e privilegiando o uso de adubos orgânicos, como estrume ou composto;
  • Respeito pelo tempo de crescimento do alimento;
  • Rotação de culturas e cultivo de variedades locais com grande valor nutritivo e cultural;

O resultado? Alimentos mais saborosos, com aroma e cor genuinos, repletos de nutrientes essenciais para a saúde (nomeadamente antioxidantes, vitaminais e sais minerais).

Uma alimentação equilibrada varia consoante os seus hábitos diários e por sua vez com a altura do ano. Em alturas de maior calor não comemos o mesmo que no Inverno.

 Ao escolher alimentos da época, está a dar ao seu corpo as ferramentas necessárias para enfrentar as caracteristicas da estação, e por acréscimo, a comer frutas e legumes com um sabor mais rico!

  • No Outono os dias são mais curtos e pedem pratos fumegantes. Opte por vegetais como a batata, abóbora, couve e nabiças para as suas receitas. Quanto à fruta, a Natureza oferece-nos frutas mais calóricas como os marmelos, os dióspiros e as romãs. É altura da castanha: assada, cozida ou em puré.
  • O Inverno traz consigo a chegada do frio e a necessidade de reforçar as defesas do nosso sistema imunitário. Procure frutas ricas em vitamina C, como o kiwi e os citrinos (laranja, tangerina e clementina). É também altura de pratos quentes e reconfortantes. A época de vegetais que crescem rasteiros, as abóboras, batatas-doces, as couves e raízes como nabos e cenouras, aproveite ainda os frutos secos como nozes, amêndoas e pinhões, cheios de nutrientes!
  • Na Primavera as cores mudam e o clima pede refeições mais leves. Alcachofras, espinafres, courgettes e espargos são alguns dos vegetais que devemos privilegiar nesta estação. Os citrinos ainda estão na época, começam a aparecer novas frutas como a nêspera, o alperce e as primeiras cerejas. É a altura da fava e da ervilha, duas leguminosas tão ricas em proteínas e bem conhecidas da cozinha tradicional Portuguesa.
  • O Verão é tempo de saladas, de pratos frescos e de alimentos ricos em água como melão, melancia, tomate e pepino para nos ajudar a equilibrar os níveis de água do corpo. A fruta é mais doce e colorida: ameixas, pêssegos e figos não podem faltar à mesa. E claro, não nos podemos esquecer dos frutos vermelhos, tão presentes nesta época e ricos em antioxidantes como a cereja, o morango, a framboesa, a amora e o mirtilo.

Consumir produtos locais não só traz vantagens para o meio ambiente como  apoia pequenos agricultores locais que dedicam a sua vida a produzir alimentos únicos.

Ao escolher alimentos cultivados, transformados e distribuídos localmente conseguimos apoiar a economia local, garantir uma maior qualidade nutricional e diminuir o impacto ambiental.  

Podemos e devemos tirar o melhor partido dos produtos da nossa terra, tão fértil de Norte a Sul, do nosso mar e ao mesmo tempo valorizar o trabalho dos produtores, agricultores e pescadores portugueses, guardiões da nossa terra e cultura!