Copinhos de Alheira com Massa Filo

Copinhos de Alheira com Massa Filo

Praca SiteJan 29, '22

Esta receita é ideal para entrada se for receber convidados.

Termina no forno e causa impacto por ser individual. Os sabores são os tradicionais, mas acredite que se usar produtos de qualidade o sabor ficará maravilhoso! Ao fumado e ligeiramente avinagrado sabor das alheiras juntamos o ponto de amargo das acelgas e a untuosidade do ovo.

Se preferir pode trocar acelgas por couve, grelos ou até por espargos. Sugerimos nesta altura as acelgas porque estão realmente maravilhosas nesta altura do ano. Se nos permite uma última sugestão sirva com um bom azeite de Trás-os-Montes, região das alheiras

Ingredientes

Método

  1. 1. Pré aquecer o forno a 180ºC
    2. Numa panela com água e sal a ferver escalde as acelgas até o tronco ficar suave. Não devem cozer demasiado tempo para não perderem a cor e textura.
    3. Escorra bem as acelgas e corte em tiras.
    4. Numa frigideira deixe alourar o alho com as duas colheres de azeite e depois salteie as acelgas. Isto servirá quase só como tempero visto que as acelgas já estão cozinhadas. Retifique de sal.
    5. Chegou a hora de montar os copinhos. Aqui pode usar formas de metal de cupcakes/queques/pasteis de nata, ramequins, copos/chávena de pirex, o que tiver em forma de taça que possa ir ao forno.
    6. Corte a massa filo em quadrados maiores que o copo que for usar. O suficiente para cobrir e ficar um pouco pendurado (não se preocupe se não ficar coberto a 100%)
    6. Besunte as taçinhas com a manteiga derretida (eu gosto de usar um pincel) e forre o interior da taça com a primeira folha de massa filo.
    7. Volte a pincelar a massa filo com manteiga e cole uma segunda folha. Eu gosto de colocar 4 a 5 fatias para ficar bem crocante.
    8. Agora que tem os copinhos prontos é só rechear!
    9. A primeira camada deverá ser de Alheira. Retire a tripa e forre uma camada bem fininha (isto serve para proteger a massa da humidade das acelgas.
    10. Coloque de seguida as Acelgas salteadas sem líquido.
    11. Por cima das acelgas colocamos a segunda camada de alheira, desta vez mais generosa garantindo a cobertura total dos verdes.
    12. Termine com um ovo inteiro cru. Tempere o ovo com um pouco de sal e pimenta.
    14. Aqui pode escolher deixar a massa filo que pende dos copinhos para fora ou fechar. Eu prefiro abertos até porque conseguimos ver melhor o ponto do ovo, mas fica ao seu critério.
    15. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos ou até a clara do ovo estar completamente cozinhada.
Desenforme e sirva! Bom apetite