O Tomate

O Tomate

A PraçaJul 13, '20

Quando consumir? Junho a Outubro

Que benefícios?

A sua tonalidade vermelha deve-se essencialmente ao licopeno, que atua como aliado na prevenção de diversos cancros e faz do tomate um bom antioxidante. Além de ajudar a evitar a degradação das paredes arteriais,  tomate tem ainda uma ação benéfica na saúde da pele e dos olhos devido ao seu elevado teor  de vitamina E e betacaroteno.

Como tirar o melhor proveito?

Conservar

Para poder tirar proveito do tomate durante todo o ano, congele na época e utilize mais tarde. Fica perfeito em receitas de estufados, caldeiradas, massadas, e muito mais. Mas opte sempre que possível por comprar tomates biológicos – livres de pesticidas e bem mais nutritivos e saborosos. 

- Na Praça pode encontrar diversas variedades de tomate -

Molhos e compotas

Pode ainda preparar molho de tomate e compotas. Além de aguentarem vários meses, pode aproveitar tomates que já não estejam em tão boas condições para serem consumidos crus, evitando o seu desperdício. Além do mais, quando cozido, o seu teor de licopeno é concentrado em 5 ou 6 vezes e aumenta a sua biodisponibilidade.

Como utilizar?

Sumos e batidos

Prepare sumos e batidos, não só serão deliciosos, mas também uma verdadeira bomba para a sua saúde. Se possível, inclua a pele do tomate uma vez que é aí que se concentram a maioria dos seus nutrientes.

Guacamole (pasta de abacate e tomate)        

As gorduras monoinsaturadas presentes no abacate ajudam a potenciar a ação benéfica do licopeno ao facilitar a sua absorção pelo nosso corpo, por isso não hesite em preparar esta deliciosa combinação.

Sugestão da Cozinha da Praça

Salada de tomate, queijo de cabra* e alcagoitas*, finalizada com um fio de azeite* para fundir todos os sabores.

*Sugerimos o queijo de cabra Granja dos Moinhos, o azeite Casa de Santo Amaro Prestige e as alcagoitas de Aljezur; todos disponíveis na Praça.

 

Tomate da Praça:

Tomate Redondo

Tomate Cereja Bio

Tomate Chucha

Tomate Monterosa