Basalto vinte vinte

Basalto vinte vinte

Praca SiteMar 23, '22

Sabe o que distingue o basalto do Pico do basalto do Etna? 

 

Essencialmente a idade. Acreditamos que o Pico tenha sido formado há mais 60 milhões de anos, no período Paleoceno, ao passo que o Etna terá pouco mais de 2 milhões de anos, tendo sido formado no Pleistoceno. Mas apesar do Pico "ter terra para lavrar" há mais tempo, a viticultura chegou muito antes às terras sicilianas. Terão sido os gregos a plantar as primeiras videiras no século VIII a.C. Ulisses, na sua viagem épica de regresso a Ítaca, terá feito, ocasionalmente, uma paragem na Sicília, onde enfrentou Polifemo, um ciclope de três metros de altura com um olho no meio da testa. Para derrotar o gigante vesgo, Ulisses ter-lhe-á administrado uma dose generosa de um veneno que, alegadamente, ainda era desconhecido na Sicília: o vinho. 
Infelizmente, a mitologia açoreana não foi tão fértil, apesar de ter terra fértil há muito mais tempo... Foram os monges Franciscanos que, no século XV, levaram a viticultura às virginais ilhas açoreanas. Consta que o Verdelho de lá e o Verdecchio da Sicília são a mesma casta, e que terão sido os monges a decidir levar esta e não outra. No século XV já não havia Ciclopes mas havia a noção de terroir.
 
O nosso produtor da Sicília, nasceu na Bélgica e produz vinho há 22 anos. O nosso produtor dos Açores, nasceu nos Açores há 22 anos. Sabemos que são muitas datas... mas realmente acreditamos que o vinho não é feito - só - pelo homem. Por essa razão, decidimos contar-vos uma breve história das vides, das gentes e das pedras da Sicília e dos Açores.