Receita de Massa Mãe -  Francisco Magalhães

Receita de Massa Mãe - Francisco Magalhães

Madalena DuarteSep 16, '20
A combinação de farinha, água e sal, fermentados com leveduras naturais são todos os ingredientes necessários para fazer pão.
Fazer pão com massa mãe é a forma mais antiga de o fazer, recorrendo a leveduras que se encontram nas farinhas, no ar e até mesmo nas nossas mãos.
A esta “colónia” de leveduras naturais chamamos massa mãe. Cada massa mãe é única, uma vez que depende da farinha, dos solos onde cresceram os cereais, o ambiente onde desenvolvemos a massa mãe e até mesmo as nossas mãos. É criada uma relação própria entre a massa mãe e o padeiro, por outras palavras, as bactérias (lactobacillus) presentes na massa mãe serão influenciadas pelos próprios lactobacillus presentes na microflora da nossa pele. Assim, cada massa mãe é única. Mesmo que nos dêem um pouco de massa mãe, com o tempo ela irá transforma-se na “nossa” massa mãe, podendo as suas características serem completamente alteradas.
A massa mãe é um fermento natural, vivo, que tem que ser alimentado, para que as suas propriedades passem para o pão e para que este cresça e tenha uma consistência fofa. De uma forma simples, nós temos a massa mãe num frasco e cada vez que fazemos pão, tiramos uma parte para juntar à receita e alimentamos o que fica. Assim, sucessivamente….

Como fazer?

Ingredientes:

  1. Farinha de Trigo Branca Bio ou Farinha de Centeio Bio
  2. Água
  3. Local morno, idealmente nos 28ºC. Se for um pouco mais baixo não há problema, o processo demorará um pouco mais.

Preparação:

  1. Começar por misturar 150gr de farinha com 150gr de água num frasco. Mexer muito bem, tapar o frasco com um pano e deixar atuar por 24h. Após este período poderá ter a sorte de começar a ver micro bolhinhas a parecer, mas caso não apareça, não se preocupe.
  2. Retirar metade da mistura e adicionar 75gr de farinha e 75gr de água. Misturar bem e deixar a repousar mais 24h. Vamos ter que repetir este processo, aproximadamente, durante 8 a 10 dias. Ao fim deste período, a massa mãe deve apresentar borbulhas médias e grandes e deverá duplicar o seu volume, após a alimentação, em cerca de 6 a 8 horas. Normalmente fazemos uma marca no frasco para saber o quanto a massa mãe cresceu. Deverá ser neste ponto que usaremos a massa mãe para fazer pão.

 

Experimente fazer em casa e partilhe connosco a sua experiência. Depois de provar este pão não vai querer outro!